quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Interfaces: cockpit de ônibus espacial, novo projeto da Apple, WaterBoard e reacTogon


Na próxima vez que você for reclamar da interface de uso de um gadget, pense em tentar lidar com uma situação de voo nos controles de um ônibus espacial.

E falando em Interfaces insanas. Olhem este novo projeto da Apple:

O desktop do seu Mac OS X pode tornar-se exatamente tão bagunçado quanto a sua mesa de trabalho de verdade se a Apple finalmente desenvolver esta patente recentemente registrada que descreve um desktop 3D que obedece às leis da Física.

Eu tenho dificuldade de acreditar que isto algum dia virará realidade, já que interfaces tridimensionais introduzem mais complexidade do que benefício ao usuário. No entanto, esta – chamada Desktop Multidimensional – possui um potencial irado e completamente inútil graças à sua mania de obedecer às leis da Física.

Isto significa que, se você criar um ícone, ele pode cair. Apesar disto parecer ser inútil, existem outras coisas potencialmente úteis que a Apple está introduzindo neste desktop multidimensional. Uma delas é o fato de que cada superfície na caixa 3D dará aos ícones atributos diferentes: se você colocar um ícone em um plano, ele exibirá algumas informações:

Por exemplo, na superfície de baixo, ícones e outras representações de objetos do sistema podem ser exibidos de acordo com uma escala maior; na superfície lateral, ícones e outras representações de objetos do sistema podem ser exibidos de acordo com uma escala menor; na superfície traseira, ícones e outras representações de objetos do sistema podem ser exibidos em um formato de lista.


Apesar disto provavelmente nunca virar realidade – ou talvez vire sim, dado que a Apple precisa apresentar algo verdadeiramente novo nos futuros lançamentos do Mac OS X e todos os serviços do sistema operacional e a infra-estrutura parecem estar bastante sólidos agora – é interessante ver a Apple tentar evoluir a clássica interface do usuário bidimensional para algo novo e potencialmente útil. [MacRumors]

Fonte: www.gizmodo.com.br

Outra interface Multitouch muito interessante, o WaterBoard
VIDEO



Por último, similar a Reactable que postei antes, temos o reacTogon, uma interface muito interessante, e menos aleatória que a Reactable:
VIDEO

Vivendo o Futuro


E aí galera..
só complementando o post do Lucas quero mostrar que a Oblong Industries, que nasceu dentro do MIT (Massachusetts Institute of Technology) apresentou oficialmente no final do ano passado a tecnologia, que revoluciona a interface entre humanos e máquinas, o g-speak.

Definido por seus criadores como “ambiente operacional espacial”, ele é capaz de manipular imagens, mover objetos, tudo isso sem a necessidade de tocar em uma superfície real.
Segundo a Oblong algumas empresas, governo e em universidades dos EUA já utilizam o g-speak.
Além disso, o longa Minority Report de Steven Spielberg foi inspirado nesta nova tecnologia que o MIT vem trabalhando desde a década de 1990. (muuuuito antes que imaginávamos nehh)
(Aqui ta o vídeo mostrando como funciona, não consegui postar da fumec, entãoo..
fica pra mais tarde) =]

TouchCube


Aproveitando o tema que estou falando no post abaixo, apresento mais um brinquedinho da modinha do Touch:

Retirado do Jovem Nerd

Quem já não passou alguns minutos frustrantes, muitas vezes ficando desapontado com o seu próprio desempenho diante de um Rubik cube, ou como é conhecido em território nacional, o cubo mágico.
Pois é! Para a grande maioria que tenta, e para a minoria que consegue, chega uma novidade prometendo inovar o velho brinquedo com algumas atualizações que levarão esta antiga forma de entretenimento uma passagem com um toque moderno onde hoje em dia, grande parte da diversão é gasta no mundo da informática e consoles de vídeo games de última geração.
Chegou o Rubik´s Touch Cube, cuja grande novidade são seus sensores de movimento, cubos com iluminação colorida individual e som.
Não será mais necessário girar arduamente os lados do cubo, que geralmente com o tempo sofre desgaste ocorrendo o conhecido travamento que se sucede entre suas peças já que esta versão touch apenas gira o lado desejado apenas deslizando os dedos sobre três peças.
O brinquedo ainda possui uma memória interna capaz de armazenar seus últimos movimentos impedindo que o usuário perca todo trabalho já feito além de sons nos quais variam entre moderno e clássico assim como também ajuste de seus níveis de volume.
Para quem não aprecia muito o velho quebra cabeça, tal item tem serventia também para a decoração de mesas, prateleiras e afins, já que o Rubik’s Touch Cube tem variações de cores e luminosidade quando colocado em recarga.

Interfaces (caseiras) do Futuro


O lançamento do Nintendo Wii foi um marco no que diz respeito à interatividade do usuário em relação aos video games. Seu controle, o Wiimote, possui não só uma mira infra-vermelha, como também sensores que reconhecem os mais sutis movimentos do pulso do jogador. Grande parte da venda do console ocorreu por causa desse fator, e uma parcela desses compradores tinha segundas intenções com o dispositivo.


Uma dessas pessoas é Johnny Chung Lee.


Usando o Wiimote, ele desenvolveu uma interface semelhante a mostrada no filme Minority Report.

VIDEO

Também temos a engenhoca da Intel: VIDEO Usando o sistema de touchscreen, um projetor e dois vidros, eles criaram um stand para o novo processador Core i7.

Ok... mas você deve conhecer alguém, que conhece alguém que fez a mesma coisa. Esse projeto apresenta uma falha crítica, citada pelo próprio Johnny; ficar com os braços levantados cansa rapidamente!

Esse é o projeto mais simples de Johnny. Com o sistema do Wiimote, ele desenvolveu algo que estava nos planos futuros de empresas como a Apple. Uma tela dobrável com touchscreen! VIDEO Imagine andar por ai com um monitor de 20 e poucas polegadas no bolso! Ou em um guarda-chuva!!! A única tecnologia do tipo no mercado atualmente é o E-paper.

O E-paper ainda não tem uma versão maleável "decente", apesar de já existirem versões com resoluções aceitáveis saindo no mercado. Esta tecnologia permitiu que o governo de Tokyo intalasse grandes painéis de E-paper em pontos de ônibus por toda a cidade. Graças ao sistema, qualquer comunicado de urgência (des de um simples terremoto, a uma invasão do Godzila) pode ser transmitido a toda a população de forma eficiente, mesmo que haja falta de energia.


Fora isso, Johnny aprimorou a experiência dos jogos do Wii, criando um software para relacionar o movimento da cabeça do jogador (que deve usar um sensor em um óculos ou boné) com as imagens da tela. É como se você olhasse por uma janela; ou seja, seu ponto de vista é mostrado na tela.... difícil de explicar! Melhor verem mais este vídeo: VIDEO

Voltando um pouco para a interface "Minority Report", ano passado foi apresentado por Bill Gates um telão sensível ao toque. Johnny fez algo muito semelhante usando a tecnologia do Wiimote, e não precisou nem de um ano para isso! O próximo passo seria uma grande tela "multitouch" (que permite vários pontos de toque ao mesmo tempo), já que usando o Wiimote só conseguimos 4 pontos. VIDEO Este tipo de tecnologia já existe, e já está sendo aplicada. Em cassinos por exemplo:
Microsoft Surface
MUITO IMPORTANTE PRA MATÉRIA:

Com o multitouch é possível discartar de vez todos os apêndices dos computadores. Nada de mouses, teclados ou canetinhas. Não só pequenos aparelhos como o iPhone (e outros que já possuem versões mais modestas de multitouch) terão telas intuitivas, mas toda e qualquer ínterface digital será manipulada somente com os dedos! E o problema do Tom Cruise foi resolvido, pois como vemos na foto, o monitor fica na horizontal, poupando muitos tubos de Gelol para os braços.

Algo parecido, e que teve bastante divulgação por aqui no último ano foi a Reactable. É uma mesa interativa que funciona como um sintetizador. De acordo com os cubos colocados sobre ela, os angulos dos mesmos, e os movimentos feitos, ela gera diferentes sons.
VIDEO

Continuo depois!

Videos Colocados! Atualizações de dados... pois tem tanta novidade que tudo que faalei vai estar obsoleto em alguns minutos....

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Steve em ação!





Já havia postado os vídeos para a turma do InfodesignNOW, mas não custa relembrar já que estamos estudando sobre "O" cara hehe.




Aproveitando o post, a evolução dos Macs:

Ebooks

PC ou Mac: qual o melhor no design gráfico?

PC ou Mac: qual o melhor no design gráfico?

Na verdade, como na música, importa mais o talento do pianista do que a marca do piano, desde que bem afinado. Preferências são importantes, mas resultados falam mais alto. Você concorda?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Podcast sobre os Piratas de Silicon Valley



É um complemento muito bom pro filme:
link do post
link do player online
download direto

O player e a opção de download estã no fim do post. Coloquem em 18:30 minutos pois há uma leitura de emails antes do debate. No post existem links para vídeos e outras coisas citadas durante o podcats.

O podcast é bem humorado, e pra quem tiver interesse, há outros sobre diversos temas no menu à esquerda (inclusive um sobre ilustradores, com o cara que faz as lâminas das bandeijas do Mac Donalds, e outro sobre faculdade).

Piratas da informática (ou do Silicon Valley)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

ARTIGO DA SEMANA

Steve Jobs não inventou o mouse nem Tim a internet

08 de fevereiro de 2009, 20:26

Tim Berners-Lee e Steve Jobs são dois grandes nomes da história recente da humanidade. Ainda assim são apresentados de forma equivocada por publicações as quais esperamos, justamente, que nos esclareçam e informem.