quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Interfaces (caseiras) do Futuro


O lançamento do Nintendo Wii foi um marco no que diz respeito à interatividade do usuário em relação aos video games. Seu controle, o Wiimote, possui não só uma mira infra-vermelha, como também sensores que reconhecem os mais sutis movimentos do pulso do jogador. Grande parte da venda do console ocorreu por causa desse fator, e uma parcela desses compradores tinha segundas intenções com o dispositivo.


Uma dessas pessoas é Johnny Chung Lee.


Usando o Wiimote, ele desenvolveu uma interface semelhante a mostrada no filme Minority Report.

VIDEO

Também temos a engenhoca da Intel: VIDEO Usando o sistema de touchscreen, um projetor e dois vidros, eles criaram um stand para o novo processador Core i7.

Ok... mas você deve conhecer alguém, que conhece alguém que fez a mesma coisa. Esse projeto apresenta uma falha crítica, citada pelo próprio Johnny; ficar com os braços levantados cansa rapidamente!

Esse é o projeto mais simples de Johnny. Com o sistema do Wiimote, ele desenvolveu algo que estava nos planos futuros de empresas como a Apple. Uma tela dobrável com touchscreen! VIDEO Imagine andar por ai com um monitor de 20 e poucas polegadas no bolso! Ou em um guarda-chuva!!! A única tecnologia do tipo no mercado atualmente é o E-paper.

O E-paper ainda não tem uma versão maleável "decente", apesar de já existirem versões com resoluções aceitáveis saindo no mercado. Esta tecnologia permitiu que o governo de Tokyo intalasse grandes painéis de E-paper em pontos de ônibus por toda a cidade. Graças ao sistema, qualquer comunicado de urgência (des de um simples terremoto, a uma invasão do Godzila) pode ser transmitido a toda a população de forma eficiente, mesmo que haja falta de energia.


Fora isso, Johnny aprimorou a experiência dos jogos do Wii, criando um software para relacionar o movimento da cabeça do jogador (que deve usar um sensor em um óculos ou boné) com as imagens da tela. É como se você olhasse por uma janela; ou seja, seu ponto de vista é mostrado na tela.... difícil de explicar! Melhor verem mais este vídeo: VIDEO

Voltando um pouco para a interface "Minority Report", ano passado foi apresentado por Bill Gates um telão sensível ao toque. Johnny fez algo muito semelhante usando a tecnologia do Wiimote, e não precisou nem de um ano para isso! O próximo passo seria uma grande tela "multitouch" (que permite vários pontos de toque ao mesmo tempo), já que usando o Wiimote só conseguimos 4 pontos. VIDEO Este tipo de tecnologia já existe, e já está sendo aplicada. Em cassinos por exemplo:
Microsoft Surface
MUITO IMPORTANTE PRA MATÉRIA:

Com o multitouch é possível discartar de vez todos os apêndices dos computadores. Nada de mouses, teclados ou canetinhas. Não só pequenos aparelhos como o iPhone (e outros que já possuem versões mais modestas de multitouch) terão telas intuitivas, mas toda e qualquer ínterface digital será manipulada somente com os dedos! E o problema do Tom Cruise foi resolvido, pois como vemos na foto, o monitor fica na horizontal, poupando muitos tubos de Gelol para os braços.

Algo parecido, e que teve bastante divulgação por aqui no último ano foi a Reactable. É uma mesa interativa que funciona como um sintetizador. De acordo com os cubos colocados sobre ela, os angulos dos mesmos, e os movimentos feitos, ela gera diferentes sons.
VIDEO

Continuo depois!

Videos Colocados! Atualizações de dados... pois tem tanta novidade que tudo que faalei vai estar obsoleto em alguns minutos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário