terça-feira, 31 de março de 2009

Mobile

Série de coisas sobre celulares... já que o tema foi citado em aula:

Que tipo de usuário mobile é você?

Na pesquisa liberada ontem (25) pela Pew Internet & American Life Project, os usuários de gadgets americanos foram separados em dois grupos: os geeks móveis e os geeks velha-guarda (39% e 61% da população, no caso dos Estados Unidos). Cada grupo, por sua vez, foi subdividido em cinco categorias. As regras se aplicam a todos nós, e não apenas aos gringos. Leia e assuma: qual a sua tribo?

Geeks Móveis

1. Colaboradores digitais - trocam constantemente informações uns com os outros, participam de atividades online para criar e compartilhar conteúdos ou expressar sua individualidade (no Twitter, por exemplo)

2. Ambivalentes de relacionamento - (ou viciados em comunidades, pero no mucho) navegam bastante pelo celular e são frequentes em redes sociais, mas não se empolgam muito com a ideia de serem altamente disponíveis para os outros. Gostariam de dar um tempo às vezes no uso da web móvel e na conectividade pervasiva.

3. Criadores de mídia - aceleram a geração de conteúdo por usuários ao usar seus dispositivos móveis para subir material para a web, como fotos e vídeos.

4 . Nós itinerantes - gerenciam ativamente suas vidas sociais usando aplicações básicas como e-mail e mensagens de texto. Dificilmente acessam conteúdo, se preocupam mais com a produtividade pessoal.

5. Novatos móveis - usam a internet móvel de vez em quando. Muitos desses grupos são também novos no uso do celular e se empolgam com o fato de o serviço torná-los mais disponível para as outras pessoas. Podem ser bastante pressionados pelas pessoas ao seu redor para largar o aparelho.

Geeks Velha-Guarda

1. Veteranos do desktop - são supergeeks, mas dão a impressão de terem parado no tempo - tipo lá por 2004. Consomem bastante informação online e se comunicam com outras pessoas usando ferramentas tradicionais, como o e-mail (porém, por meio de suas ultrarápidas redes domésticas). O aplicativo que mais usam do celular é a caixa postal.

2. Surfistas à deriva - possuem as ferramentas de conectividade, mas geralmente não as usam. Dizem, inclusive, que poderiam viver sem internet e celular. Depois de anos de experiência online, parecem cansados da revolução digital. São como as pessoas de grandes metrópoles que cismam que querem "ir morar no mato."

3. Sobrecarregados de informação - vivem conectados, mas sofrem de overload de informações e levam tempo para conseguir manipular seus gadgets sem a ajuda de outras pessoas.

4. Indiferentes à tecnologia - a conexão em casa continua discada e só usam o celular para fazer e receber chamadas, e olhe lá.

5. Peixes fora d'água - na verdade, esses não são nada geeks. São aquele grupo sem acesso à internet ou celular (coisa difícil de imaginar no Brasil, onde o telefone móvel garante status na sociedade). Fazem parte desse grupo também os mais velhos, sem intimidade alguma com computadores e coisas do gênero.


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Celulares japoneses controlam este gigantesco videogame em outdoor



O Nikkei está com um post sobre o novo outdoor digital da Toshiba no distrito Akihabara em Tóquio, onde os transeuntes podem ligar para um número e conectar-se a um jogo interativo exibido no enorme placar.

Os jogadores por celular confrontam outros jogadores conectados pelo canal Youtube da Toshiba. As teclas dos números são usadas para controlar um pincel e o objetivo é cobrir os quadrados da grade com tinta enquanto busca pelo mascote da Toshiba.

O jogo foi criado como uma jogada de marketing para mostrar como os outdoors podem transmitir dados pela Internet em tempo real. E apesar do jogo não ser a coisa mais emocionante do mundo, a ideia de você poder erraticamente passar por e interagir com ele é de fato bastante emocionante. [Nikkei via Pink Tentacle via Dvice]

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Casas de Curitiba respondem imediatamente a seus SMS. Gatas curitibanas, ainda não


Não sei quão novo é isso, mas descobri hoje e, para quem procura lugar para morar ou alugar, é genial. Em Curitiba, ao lado de algumas placas do tipo "aluga-se" e "vende-se" na frente dos imóveis rola um "mande um SMS para XXXX com o código Casa1". Aí você fica inseguro. Será que um apartamento tão bonito vai responder?

Os apartamentos respondem! Quase que instantaneamente aparece uma mensagem no seu celular com os detalhes do imóvel e o contato do vendedor, por 31 centavos. Ok, seria melhor para o comprador se a placa em si já trouxesse todas essas informações. Mas ah, são 31 centavos por um SMS respondido instantaneamente! A vantagem para o vendedor é que ele pode ter relatórios de quantas pessoas exatamente se interessaram pelo imóvel, algo mais confiável que o "ei, porteirozé, quantos passaram aqui pra ver o apê?". A invenção é da celeramobile e é um uso bem decente SMS.

[Dica do Caio, via dicas@giz]

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FONTE: www.gizmodobrasil.com.br

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