terça-feira, 31 de março de 2009

Advergame com engajamento social

Descobri o game Weather, criado para o Greenpace, e, além de ter considerado a interface com um ótimo resultado estético e rapidez quanto ao seu carregamento, analiso-o como sendo um bom exemplo do uso da interatividade como estratégia de marketing social.



O game, baseado no velho conhecido jogo de tabuleiro War, consegue informar e divulgar aspectos importantes acerca da ONG, possibilitando que o usuário se conscientize sobre problemas ambientais do planeta enquanto se diverte. Ao acessar o site o jogador deve fazer um breve cadastro e, em seguida, é orientado sobre o funcionamento do jogo, que consiste em enfrentar graves e emergentes crises ambientais para se tornar vencedor. A interface possibilita a interação entre os usuários, unindo players do mundo todo em prol de uma questão de engajamento social. Para realizar as tarefas e salvar o meio ambiente, os internautas entram em salas que suportam até quatro pessoas, sendo que o mínimo necessário para uma partida é de duas pessoas: o conceito de estratégia e a cooperação do tabuleiro está presente, tornando-se fundamental para o êxito e remetendo à realidade do cooperativismo ambiental.

Para aumentar o alcance da proposta, o projeto também será produzido off-line, em papel reciclado, para distribuição em escolas e também para que o público interessado possa adquiri-lo pelo próprio site. O Greenpeace ainda está a procura de parceiros para colocar em prática a elaboração da edição física do jogo.

Acredito que esta seja uma das ferramentas mais eficientes para que seja fixada a mensagem da entidade, uma vez que atrai crianças e jovens com um instrumento educativo.

2 comentários:

  1. Muito bom! Persuasivo. Conhece o War Favela?

    ResponderExcluir
  2. não conhecia e achei fantástico!

    para quem quiser saber sobre a dica da eler: http://jogowarinrio.blogspot.com

    ResponderExcluir