"Não inove para o futuro, inove para o presente”O economista Peter Drucker, com apenas esta frase, aborda a importância real da criatividade e da busca constante pelo diferencial para o mundo de hoje, em qualquer que seja o mercado.
A prof. Denise Eler enviou um e-mail nos instigando a descobrir a IDEO que é, nada mais nada menos, a maior empresa de design do mundo. Isso porque ela desenvolve projetos em todas as áreas imagináveis e possíveis: desde buttons promocionais até o desenvolvimento de um fogão elétrico.
Provavelmente, a palavra-chave contida em sua missão e valores deve ser inovação. A IDEO se define como uma empresa de especialistas em humanos, psicologia, negócios, design, engenharia e produção industrial, que se presta ao serviço de consultoria completa para a inovação dos produtos.
Todo esse sucesso nos leva a pensar no pensamento criativo metodológico como um processo contínuo e incorporado ao DNA de qualquer empresa. É de suma importância nos lembrarmos sempre de seguir com rigor os 5 passos do bom designer, sem vícios criativos ou limitações práticas que, por preguiça, nós mesmos criamos:
análise de problemas --> brainstorming --> avaliação de idéias -->
prototipagem --> testes e melhorias finais ao produto final
1980: MOUSE APPLE LISA
- conceito que permitiu aperfeiçoamentos quanto à montagem, utilização e queda do custo de produção em 10%. O mecanismo desenvolvido superou o existente (mouse feito pela XEROX na década de 1970)e é utilizado em praticamente todos os mouses mecânicos até hoje
1995: KANGAROO SAMSUNG
- conceito que permite portabilidadee armazenabilidade entre TV, notebook e DVD (tela plana 15")
2007: MY PASSAPORT
- conceito que permite mobilidade entre scrapbooking,fotografia digital, armazenamento de dados via USBcom capacidade de 320 GB. Leve, compacto, reciclável, custo de
produção minimizado, estética atraente
2008: INTERCELL DERMO-PATCH
- conceito que permite a auto-aplicaçãode vacinas livre do uso da agulha
- Veja o produto com conceito sustentável e apoiado em questões sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário