terça-feira, 7 de abril de 2009

O sucesso da IDEO

"Não inove para o futuro, inove para o presente”

O economista Peter Drucker, com apenas esta frase, aborda a importância real da criatividade e da busca constante pelo diferencial para o mundo de hoje, em qualquer que seja o mercado.


A prof. Denise Eler enviou um e-mail nos instigando a descobrir a IDEO que é, nada mais nada menos, a maior empresa de design do mundo. Isso porque ela desenvolve projetos em todas as áreas imagináveis e possíveis: desde buttons promocionais até o desenvolvimento de um fogão elétrico.

Provavelmente, a palavra-chave contida em sua missão e valores deve ser inovação. A IDEO se define como uma empresa de especialistas em humanos, psicologia, negócios, design, engenharia e produção industrial, que se presta ao serviço de consultoria completa para a inovação dos produtos.

Todo esse sucesso nos leva a pensar no pensamento criativo metodológico como um processo contínuo e incorporado ao DNA de qualquer empresa. É de suma importância nos lembrarmos sempre de seguir com rigor os 5 passos do bom designer, sem vícios criativos ou limitações práticas que, por preguiça, nós mesmos criamos:

análise de problemas --> brainstorming --> avaliação de idéias -->
prototipagem --> testes e melhorias finais ao produto final

Só com metodologia e conhecimento é possível resolver problemas em áreas distintas, assim como a IDEO se propõe a realizar, já há mais de 20 anos. Alguns cases interessantes desenvolvidos:

1980: MOUSE APPLE LISA - conceito que permitiu aperfeiçoamentos quanto à montagem, utilização e queda do custo de produção em 10%. O mecanismo desenvolvido superou o existente (mouse feito pela XEROX na década de 1970)
e é utilizado em praticamente todos os mouses mecânicos até hoje

1995: KANGAROO SAMSUNG - conceito que permite portabilidade
e armazenabilidade entre TV, notebook e DVD (tela plana 15")

2007: MY PASSAPORT - conceito que permite mobilidade entre scrapbooking,fotografia digital, armazenamento de dados via USB
com capacidade de 320 GB. Leve, compacto, reciclável, custo de
produção minimizado, estética atraente

2008: INTERCELL DERMO-PATCH - conceito que permite a auto-aplicação
de vacinas livre do uso da agulha



- Veja o produto com conceito sustentável e apoiado em questões sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário