quarta-feira, 1 de abril de 2009

Usabilidade: interfaces de toque

após a revolução da tecnologia touchscreen e seu sucesso, é hora de investir na sua lógica a fim de proporcionar avanços ainda mais úteis: caracteres em braile aplicados às interfaces de toque.

segue matéria completa publicada pelo iMasters:

CIENTISTAS DESENVOLVEM NOVA TELA DE TOQUE EM BRAILE

A usabilidade de telas de toque pode ser facilmente comprovada: basta entregar um iPhone ao uma criança pequena. Entretanto, para cegos, de nada serve uma tela lisa e sem retorno tátil, principalmente para leituras. Pensando nisso, pesquisadores finlandeses trabalham em um método de mostrar caracteres braile em interfaces de toque. O braile é uma codificação do alfabeto normal em uma matriz de 2 × 3 pontos. Os arranjos de pontos em relevo e ausência de pontos apresentam todos os caracteres necessários para a leitura. Na solução eletrônica, os caracteres são codificados como uma linha de seis pontos em vez de uma matriz com três linhas.

Jussi Rantala e seus companheiros utilizaram um Nokia 770, um dispositivo conhecido como internet tablet, um dos poucos modelos a possuir tela de toque com resposta háptica direcionada para desenvolver a "escrita digital" em braile. A tela do Nokia 770 possui cristais piezoelétricos que, quando excitados com eletricidade, produzem vibração, que pode ser controlada em duração e intensidade.

Aproveitando-se disso, os cientistas criaram um software que emite um pulso intenso para os pontos destacados em um caractere, e uma sequência de pequenos pulsos para representar a falta de um ponto no código. Os deficientes visuais não tiveram problemas para identificar de forma tátil esses estímulos.

Foram criados dois métodos, que foram testados com voluntários. No primeiro, o leitor tinha que procurar na tela onde se encontra o texto, e uma série de pulsos eram emitidos conforme o leitor percorria a tela horizontalmente com o dedo, como se estivesse lendo no papel. Entretanto, "não era fácil de ler", declarou Rantala.

Na segunda versão desenvolvida, o caractere em braile é apresentado sob o dedo do leitor, com uma série de pontos lado a lado. A exibição, em sequência, leva ínfimos 360 milissegundos de um ponto do outro. Além disso, o leitor pode encontrar a letra mantendo seu dedo firme em qualquer local da tela.

"Levou um tempo para eles começarem a ler, porque a representação é totalmente diferente de tudo o que eles já experimentaram. Porém, uma vez acostumados, eles podiam ler uma letra a uma velocidade aproximada de 1,25 segundos", disse Rantala. Para as próximas apresentações, os cientistas finlandeses pretendem mostrar palavras e sentenças completas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário